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CHEGADA DO CILINDRO:

Após a entrada do carro em nossas lojas, nossos funcionários – devidamente treinados e certificados – efetuam o manuseio dos cilindros GNV, para se dar início a devida inspeção, passo a passo.

DECAPAGEM:

Inicialmente o cilindro passa por um processo de decapagem, onde é removida a tinta e também quaisquer outros resíduos que impeçam a correta verificação do estado do cilindro em sua face externa, tais quais rachaduras, cortes, mossas ou outras possíveis avarias do cilindro GNV.

VERIFICAÇÃO DE INTERIOR POR PROCESSO DE ILUMINAÇÃO ESPECIAL:

Apos a decapagem, com um dispositivo para iluminação especial, são verificadas as condições do interior do cilindro.

VERIFICAÇÃO DA ROSCA DO CILINDRO:

A rosca do cilindro é outro ítem que é inspecionado minunciosamente e , o equipamento é chamado vulgarmente de “calibre passa não passa” sendo seu nome correto Calibre de rosca, cujo objetivo é verificar s condições de vedação junto a válvula.

TESTE DE SOM PARA VERIFICAÇÃO DE TRINCAS:

Durante o processo de verificação de integridade do cilindro, utilizamos teste de continuidade de som, com martelo de 250g, para realização de teste de som para verificação de trincas.

PROCESSO DE PESAGEM DO CILINDRO:

Após a inspeção das faces externas e internas do corpo do cilindro, o mesmo passa por pesagem em instrumento de mensuração específico, onde é possível avaliar se há ou não perda de massa.

CHECAGEM DE CAPACIDADE VOLUMÉTRICA:

Apos a pesagem do cilindro, ele é preenchido por água e novamente pesado para atestar a sua capacidade volumétrica.

CHECAGEM DE EXPANSÃO VOLUMÉTRICA:

Após as checagens anteriores, o cilindro é ainda colocado dentro de uma camisa d’água subterrânea, onde se realiza o ensaio hidrostático, sob uma pressurização com 50% a mais do que normalmente é submetido em seu abastecimento, de acordo com a norma de fabricação. Neste teste, se verifica ainda a expansão volumétrica, resistência, vazamentos, ou qualquer anormalidade que venha a impedir a utilização do cilindro.

MARCAÇÃO E REGISTRO DO CILINDRO:

Nesta última etapa, o cilindro é devidamente marcado e registrado, conforme os resultados dos testes.
– Se reprovado em algum item da cerificação, o cilindro é inutilizado.
– Se aprovado , o cilindro está apto a ser utilizado para os devidos fins.

ETAPA FINAL: PINTURA E COLOCAÇÃO SELO INMETRO: Em caso de aprovação, o cilindro é pintado na cor amarela, conforme regulamentação e recebe em sua cúpula o selo fornecido pelo INMETRO, comprovando a sua qualidade a devida condição de uso, além de indicar os dados da empresa requalificadora e a data para da próxima requalificação.

Role o mouse para ver cada uma das etapas da requalificação de cilindros em reteste: