SAIBA MAIS SOBRE RETESTE
O Reteste visa inspecionar se um cilindro GNV está apto a armazenar o Gás Natural Veicular (GNV), atendendo à NBR 12274.
O objetivo final do Reteste é a segurança veicular, uma vez que é extremamente arriscado utilizar um cilindro que esteja em más condições.
No processo do Reteste é inspecionado um conjunto de itens, visando identificar a integridade do cilindro em teste.
São avaliados meticulosamente no processo realizado desde a integridade do corpo de cilindro até a a verificação de sua real capacidade volumétrica e resistência.
– Caso o cilindro não seja aprovado: é inutilizado e deve ser substituído.
– Caso o cilindro seja aprovado: no processo de requalificação recebe o selo de qualidade, atestando a sua condição adequada de utilização.
O prazo máximo de validade de cada Reteste é de 5 anos, podendo variar para menos, em função do estado apresentado pelo cilindro em cada vistoria anual.
O Reteste é obrigatório e deve ser realizado em caso de reprovação do cilindro durante a vistoria anual do DETRAN ou por vencimento da validade do prazo fornecido por fábrica ou por um Reteste anterior.
O fato é que, seja por segurança ou adequação as normas vigentes, a requalificação de Cilindros GNV, deve ser realizada a cada 5 anos, conforme a data de seu último Reteste – conforme indicação do selo e marcação afixado na cúpula do cilindro – em caso de reprovação do cilindro durante a vistoria anual obrigatória do DETRAN.
Lembramos que em ambos os casos o Reteste do cilindro somente pode ser realizado por uma empresa que possua a acreditação específica do órgão de controle de qualidade.
Faça o seu Reteste em nossas lojas: todas com a acreditação IPEM-RJ, com as melhores condições de pagamento e a maior comodidade que você encontrará em serviços de Reteste no Rio de Janeiro.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento disponíveis.
Onde fazer o Reteste?
O Reteste deve ser feito unicamente em lojas com selo de acreditação do Instituto de Pesos e Medidas. No Estado do RJ, o IPEM-RJ.
Disponibilizamos diversas lojas devidamente acreditadas pelo IPEM-RJ.em toda a região metropolitana do Rio de Janeiro e Região Serrana, possibilitando que você faça seu Reteste com comodidade, segurança e agilidade, com profissionais capacitados.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento disponíveis.
O principal foco do serviço de requalificação de cilindros GNV é a sua segurança e dos que estão á sua volta.
Ainda é alarmante o índice de acidentes que poderiam ser evitados pela simples atenção à data de validade de um cilindro GNV, por exemplo.
O GNV é seguro? sim! Tão ou mais seguro que outros combustíveis. Entretanto seu sistema requer muito mais cuidados e atenção dos proprietários de veículos.
Faça a sua parte: não espere a próxima vistoria anual para fazer seu reteste: fique atento à data de validade marcada em seu cilindro!
Afinal, a segurança de cada um não tem preço. faça o seu reteste em uma de nossas lojas, certificadas pelo IPEM-RJ.
Ao decidir converter seu carro para ás Natural Veicular (GNV), contrate uma instaladora autorizada pelo INMETRO: verifique aqui a relação de empresas credenciados:
www.inmetro.gov.br/infotec/oficinas/
Ao optar pelo Gás Natural Veicular (GNV) não esqueça: além de obrigatório, é de extrema importância para a segurança de todos que se realize a requalificação dos cilindros dentro dos prazos fornecidos pelo fabricante e /ou pela empresa requalificadora.
Deste modo, você estará contribuindo não só com o meio ambiente de nosso planeta, mas com a segurança de preciosas vidas humanas, incluindo a sua!
Vantagens do Grupo Retestando:
Possuirmos a Acreditação IPEM- RJ em todas as nossas lojas.
Temos preços competitivos por um serviço de alta qualidade e certificado.
Em todas as lojas aceitamos cartões de crédito havendo ainda, conforme a politica de cada loja, opção de parcelamento do valor do serviço.
O cliente pode efetuar o agendamento por telefone, escolhendo dia, hora e a unidade de atendimento de sua preferência para ter prioridade de atendimento dentro do horário pré reservado.
Disponibilizamos várias opções para que o cliente tenha maior comodidade na hora de fazer a requalificação de seu cilindro:
- Após escolher, conforme sua preferência, uma de nossas oito unidade de atendimento, o cliente poderá aguardar na loja enquanto efetuamos a requalificação, que dura em média 1h30 a 3h, e ter o cilindro requalificado e reinstalado no veículo no mesmo dia.
- Caso prefira o cliente poderá deixar o veículo para o reteste na unidade de sua escolha, retornando em horário agendado apenas para buscar o veículo, já com o cilindro devidamente retestado e reinstalado.
- Há ainda a opção de deixar apenas o cilindro para reteste: neste caso basta o cliente levar o cilindro à unidade de atendimento de sua escolha e aguardar, no máximo, 20 minutos para que seja removido o cilindro do veículo (que durante o reteste deve passar o seletor de combustível para a opção “gasolina” e/ou “álcool”) e retornar posteriormente, aguardando cerca de 20 a 30 minutos, para que o cilindro retestado seja reinstalado no veículo.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento disponíveis.
– Reteste deve ser realizado obrigatoriamente a cada cinco anos ou a qualquer tempo, desde que o cilindro seja reprovado durante a vistoria anual obrigatória.
Esse prazo aplica-se em casos de o cilindro ter tido um uso regular neste período.
Em casos onde o veículo portador do cilindro tenha se envolvido em acidentes ou qualquer outra intercorrência, recomendamos que seja feito o Reteste a qualquer tempo.
– Em caso de o cilindro GNV ser reprovado durante a vistoria anual, o proprietário do veículo reprovado recebe instruções da unidade vistoriadora para se encaminhar a um organismo acreditado para fazer a requalificação do seu cilindro GNV.
– É obrigatório pela legislação veicular atual, que o cilindro GNV seja retestado a cada cinco anos, independente de seu estado.
O tempo máximo de vida útil dos cilindros GNV por lei, atualmente são 20 anos, desde que o cilindro seja bem conservado e inspecionado periodicamente e requalificado a cada 05 anos.
Não esqueça: o Reteste do cilindro é um item obrigatório para regularizar a situação do seu automóvel. Você precisará fazer a inspeção veicular, através da qual lhe será fornecido o Certificado de Segurança Veicular e um Selo GNV. Se o cilindro estiver com a data de requalificação vencida, o seu veículo não será aprovado, podendo, assim, ser apreendido e multado.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento disponíveis.
Onde fazer Seu Restete:
O Grupo Retestando reúne oito lojas especializadas em requalificação de cilindros e reteste na região metropolitana e região serrana do Rio de Janeiro.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento do Grupo Retestando.
<strong>Problemas X Soluções que podem ocorrer com veículos que usam GNV: </strong>
<strong>Problema</strong>: <strong>dificuldade em dar a partida com o veículo frio.</strong>
<strong>Solução</strong>: seu veículo não dá a partida com GNV pela manhã ou após muitas horas parado, tente ligar antes o motor com o combustível original e espere que o motor atinja a temperatura ideal de trabalho para, então, reverter para GNV.
<strong>Problema</strong>: <strong>chave comutadora não mantém a posição Gás/GNV:</strong>
<strong>Solução</strong>: verifique se o sinal no fio antena enrolado no cabo de vela está fraco ou aponta para o negativo da bobina. Caso este não seja o problema, o fusível pode estar queimado e/ou o fio terra não aterrado. Procure uma oficina especializada.
<strong>Problema</strong>: <strong>Mistura de combustíveis ao reverter a chave comutadora para Gás/GNV</strong>:
<strong>Solução</strong>: A válvula solenóide pode estar defeituosa ou seu veículo pode ter problemas no emulador de bico(s).
<strong>Problema: Consumo excessivo</strong>:
<strong>Solução</strong>: os motivos podem ser falhas nas conexões, ou no elemento filtrante, ou na regulagem de controle a emissão de gases e no ponto de ignição. Verifique estas peças em oficina especializada.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento do Grupo Retestando.
Principais motivos de reprovação em Cilindros GNV:
Os principais motivos de rejeição do seu cilindro em vistorias são:
– Calombos, Mossas, Cortes, Trincados, Queimadura derivada de arco elétrico, Queimadura por chama, Inserção no gargalo ou tampão, Marcação irregular, Corrosões de quaisquer tipos no cilindro.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento do Grupo Retestando.
<strong>Sobre o posicionamento correto do cilindro: </strong>
o correto posicionamento dos <strong>cilindros GNV</strong> deve ser em local protegido e ventilado, para minimizar possíveis danos em caso de colisão ou vazamentos.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento do Grupo Retestando.
A fixação correta do cilindro GNV no veículo deve ser feita por meio de peças específicas de suporte sem qualquer utilização de solda ou emendas.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento do Grupo Retestando.
<strong>Do volume ideal comportado em seu cilindro</strong>:
O volume do cilindro de gás dependerá das seguintes condições:
– Temperatura: 21 graus celcius;
– Pressão: 200 bar;
Alteradas tais condições, o volume do cilindro será alterado.
<hr />
<strong>Da capacidade de abastecimento do cilindro:</strong>
– Quanto maior a temperatura, menor será a capacidade de abastecimento;
– Quanto maior a pressão, maior a quantidade de gás.
Clique aqui e conheça as unidades de atendimento do Grupo Retestando.
Clique aqui e agende seu resteste em nossas unidades de atendimento.